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Os Benefícios da Vitamina C Para Saúde

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Vitamina C

Os benefícios da vitamina C para saúde são fundamentais. Mas saiba que a vitamina C é uma vitamina solúvel em água, o que significa que seu corpo não pode armazená-la. Você tem que obter o que precisa nos alimentos, incluindo frutas cítricas, brócolis e tomate.

Você precisa dela para o crescimento e reparação de tecidos em todas as partes do seu corpo. A vitamina C ajuda o colágeno corporal, uma proteína importante usada para fazer vasos da pele, cartilagem, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. Os benefícios da vitamina C para saúde são necessários para a cura de feridas e para reparação e manutenção de ossos e dentes. Também ajudam o corpo a absorver o ferro a partir de fontes alimentares.

A vitamina C é um antioxidante, juntamente com a vitamina E, beta-caroteno e muitos outros nutrientes de origem vegetal. Antioxidantes bloqueiam alguns dos danos causados pelos radicais livres, substâncias que danificam o DNA. A acumulação de radicais livres ao longo do tempo pode contribuir para o processo de envelhecimento e ao desenvolvimento de condições de saúde, como câncer, doenças cardíacas e artrite.

É raro ser seriamente deficiente de vitamina C, embora as evidências que surgem é que muitas pessoas podem ter baixos níveis da mesma. Fumar cigarros diminui a quantidade de vitamina C no organismo, por isso, os fumantes estão em maior risco de deficiência.

Os sinais de deficiência de desta vitamina incluem o cabelo seco e divisão; gengivite (inflamação das gengivas) e sangramento das gengivas; áspera, pele escamosa e seca; diminuição da taxa de cicatrização de feridas, hematomas fáceis; hemorragias nasais; e uma capacidade de evitar que a infecção diminua. A forma grave de deficiência de da vitamina é conhecida como escorbuto.

Os baixos níveis de vitamina C tem sido associado com um certo número de condições, incluindo a pressão arterial elevada, doença da vesícula biliar, acidente vascular cerebral, alguns tipos de cancro, aterosclerose, a acumulação de placas nos vasos sanguíneos, que podem conduzir a um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Receber a quantidade suficiente da vitamina em sua alimentação comendo muitas frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver algumas dessas condições.

Os benefícios da vitamina C para saúde nos protegem contra as seguintes condições:

Doença cardíaca

Os resultados de estudos científicos sobre se os benefícios da vitamina C para saúde são úteis na prevenção de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral são variados. A vitamina C não baixa os níveis de colesterol ou reduz o risco geral de ataques cardíacos, mas a evidência aponta que pode ajudar a proteger contra danos nas artérias.

Alguns estudos, embora não todos, apontam que os benefícios da vitamina C para saúde podem retardar a progressão da aterosclerose (endurecimento das artérias). Ela ajuda a evitar danos ao colesterol LDL ( “mau”), que, em seguida, acumula-se como placas nas artérias e pode causar ataque cardíaco ou derrame. Outros estudos apontam que a mesma pode ajudar a manter as artérias flexíveis.

Além disso, as pessoas que têm baixos níveis de vitamina C podem ser mais propensas a ter um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica e todos os resultados potenciais de ter aterosclerose. A doença arterial periférica é o termo utilizado para descrever a aterosclerose dos vasos sanguíneos para as pernas. Isto pode levar a dor ao caminhar, conhecido como claudicação intermitente.

A melhor coisa a fazer é obter os benefícios da vitamina C para saúde em quantidade suficiente através da sua alimentação. Dessa forma, você também terá os benefícios de outros antioxidantes e nutrientes contidos nos alimentos. Se você tem baixos níveis de vitamina C e têm dificuldade para obter o suficiente através dos alimentos que você come, pergunte ao seu médico sobre tomar algum tipo de suplemento.

Pressão alta 

Estudos de base populacional (que envolvem observar grandes grupos de pessoas ao longo do tempo) concluíram que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes, incluindo a vitamina C, têm um menor risco de pressão alta do que as pessoas que têm dietas mais pobres. Comer alimentos ricos em vitamina C é importante para sua saúde geral, especialmente se você está em risco para a hipertensão arterial. Os médicos recomendam frequentemente a vitamina C para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial, e também dietas que incluam frutas e legumes, que são carregados com antioxidantes.

Resfriado comum 

Apesar da crença popular de que a vitamina C pode curar o resfriado comum, a evidência científica não suporta essa teoria. Tomar suplementos de vitamina C regularmente (não apenas no início de um frio) produz apenas uma pequena redução na duração de uma solução fria (cerca de 1 dia). A única outra peça de evidência apoiando a vitamina C para prevenir resfriados vem de estudos que examinam as pessoas que exercitam em ambientes extremos (atletas, como esquiadores, corredores de maratona e soldados no Ártico). Nesses estudos, a vitamina parecia reduzir o risco de contrair um resfriado.

Câncer 

Resultados de muitos estudos populacionais apontam que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode estar associado a menores taxas de câncer, incluindo câncer de pele, displasia cervical (alterações no colo do útero, que pode ser canceroso ou pré-canceroso, captado pelo exame de Papanicolaou) e, possivelmente, câncer de mama.

Além disso, não há evidências de que tomar grandes doses de vitamina C, uma vez diagnosticado com câncer vai ajudar o seu tratamento. Na verdade, alguns médicos estão preocupados que grandes doses de antioxidantes de suplementos podem interferir com os medicamentos de quimioterapia. É necessário mais investigação. Se você está passando por quimioterapia, fale com o seu médico antes de tomar vitamina C ou qualquer outro suplemento.

Osteoartrite

A vitamina C é essencial para o corpo para fazer o colagéno, que é parte da cartilagem normal. A cartilagem é destruída na osteoartrite (OA), colocando pressão sobre os ossos e articulações. Além disso, alguns investigadores imaginam que os radicais livres, moléculas produzidas pelo corpo que pode danificar as células e o DNA, também podem estar envolvidos na destruição da cartilagem. Antioxidantes como a vitamina C parecem limitar o danos causados pelos radicais livres.

Tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides pode diminuir seus níveis de vitamina C. Se você tomar esses medicamentos regularmente para osteoartrite (OA), pode ser necessário que você tome um suplemento de vitamina C.

Degeneração macular 

A vitamina C (500 mg) parece funcionar com outros antioxidantes, incluindo zinco (80 mg), beta-caroteno (15 mg), e a vitamina E (400 UI) para proteger os olhos contra o desenvolvimento de degeneração macular (DMRI), a principal causa de cegueira legal em pessoas com mais de 55 anos. As pessoas que parecem beneficiar-se são aquelas com DMRI avançada. Não se sabe se esta combinação de nutrientes ajuda a evitar DMRI ou se é benéfica apenas para as pessoas com DMRI menos avançada. Esta combinação inclui uma alta dose de zinco, que você só deve tomar sob supervisão de um médico.

Pré-eclâmpsia 

Estudos apontam que tomar essa vitamina, juntamente com a vitamina E pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia em mulheres que estão em alto risco. A pré-eclâmpsia, caracterizada por pressão arterial elevada e muita proteína na urina, é uma causa comum de nascimentos prematuros. Porém, nem todos os estudos concordam.

Asma 

Estudos são misturados quando se trata do efeito da vitamina C na asma. Alguns mostram que baixos níveis de vitamina C são mais comuns em pessoas com asma, levando alguns pesquisadores a pensar que baixos níveis de vitamina C pode aumentar o risco para essa condição. Outros estudos parecem mostrar que a vitamina C pode ajudar a reduzir os sintomas de asma induzida pelo exercício.

Os Benefícios da Vitamina C Para Saúde

Embora a informação seja limitada, os benefícios da vitamina C para saúde podem também ser úteis para:

  • Impulsionar a imunidade
  • Manter gengivas saudáveis
  • Melhorar a visão para aqueles com uveíte (inflamação na parte do meio do olho)
  • O tratamento de condições relacionadas com alergias, tais como eczema, asma e febre dos fenos (chamada rinite alérgica)
  • efeitos redutores de exposição ao sol, como queimaduras solares ou vermelhidão (eritema chamado)
  • Aliviar a boca seca, particularmente de medicamentos antidepressivos (um efeito colateral comum a partir destas drogas)
  • Cura de queimaduras e feridas
  • Diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes
  • Algumas condições virais, incluindo mononucleose. Embora a evidência científica seja pouca, alguns médicos podem sugerir altas doses de vitamina C para tratar alguns tipos de vírus.

Fontes alimentares:

Os benefícios da vitamina C para saúde podem ser encontrados em laranjas, pimentão verde, melancia, mamão, toranja, melão, morango, kiwi, manga, brócolis, tomate, couve de bruxelas, couve-flor, repolho e sumos de citrinos ou sucos enriquecidos com vitamina C. Frondosa verdes (nabo, espinafre), vermelho e pimentão verde, enlatados e tomates frescos, batatas, abóbora, framboesas, mirtilos, oxicocos e abacaxi também são ricas fontes de vitamina C. A vitamina C é sensível à luz, ar e calor , de forma que você obtenha o máximo de vitamina C se você come frutas e vegetais crus ou levemente cozidos.

Formas disponíveis:

Você pode adquirir naturais ou sintéticos da vitamina, também designado por ácido ascórbico, em uma variedade de formas. Comprimidos, cápsulas e mastigáveis são provavelmente as formas mais populares, mas também vem em cristalina em pó, efervescente e formas líquidas. A vitamina C vem em doses que variam de 25 à 1000 mg.

“Buffer” a vitamina C também está disponível se você achar que o ácido ascórbico regularmente perturbar o seu estômago. Uma forma esterificada de vitamina C também está disponível, o que pode ser mais fácil sobre o estômago para aqueles que são propensos a azia.

Como tomar:

A melhor maneira de tomar suplementos de vitamina C é de 2 à 3 vezes por dia, às refeições, dependendo da dosagem. Alguns estudos sugerem que os adultos devem tomar de 250 à 500 mg duas vezes por dia para qualquer benefício. Fale com o seu médico antes de tomar mais de 1.000 mg de vitamina C diariamente e antes de dar vitamina C para uma criança.

Pediátrico:

A ingestão diária de vitamina C recomendada na alimentação está listada abaixo.

  • Nascimento – 6 meses: 40 mg (ingestão adequada)
  • Bebês de 6 – 12 meses: 50 mg (ingestão adequada)
  • Crianças 1 – 3 anos: 15 mg
  • Crianças 4 – 8 anos: 25 mg
  • Crianças 9 – 13 anos: 45 mg
  • Mulheres adolescentes de 14 – 18 anos: 65 mg
  • Homens adolescentes de 14 – 18 anos: 75 mg

Adulto:

  • Homens com mais de 18 anos: 90 mg
  • Mulheres com mais de 18 anos: 75 mg
  • As mulheres grávidas 14 – 18 anos: 80 mg
  • As mulheres grávidas com mais de 18 anos: 85 mg
  • Mulheres que amamentam 14 – 18 anos: 115 mg
  • Mulheres que amamentam com mais de 18 anos: 120 mg

As pessoas que fumam podem precisar de 35 mg adicional por dia. Porque fumar esgota a vitamina C.

A dose recomendada para prevenir ou tratar muitas das condições mencionadas acima é muitas vezes 500 – 1.000 mg por dia.

Precauções:

Devido ao potencial de efeitos colaterais e interações com medicamentos, você deve tomar suplementos dietéticos apenas sob a supervisão de um médico experiente.

Suplementos de vitamina C tem um efeito diurético, o que significa que ajuda o corpo a se livrar do excesso de líquido. Certifique-se de beber muitos líquidos quando tomá-los.

A vitamina C aumenta a quantidade de ferro absorvida a partir de alimentos. Pessoas com hemocromatose, uma doença hereditária em que o excesso de ferro acumula-se no corpo, não devem tomar suplementos de vitamina C.

A vitamina C é geralmente considerada segura porque seu corpo se livrar do que ele não usa. Mas em doses elevadas (mais de 2.000 mg por dia) pode causar diarreia, gás ou dor de estômago. Se sentir estes efeitos colaterais, reduza a dosagem de vitamina C.

Pessoas com problemas renais devem conversar com seu médico antes de tomar vitamina C.

Bebês nascidos de mães que tomaram 6.000 mg ou mais da vitamina podem desenvolver escorbuto de rebote porque a sua ingestão da vitamina cai após o nascimento. Se você estiver grávida, fale com o seu médico antes de tomar mais de 1.000 mg de vitamina C.

Pessoas com anemia falciforme, assim como pessoas com uma doença metabólica chamada G6PD, podem potencialmente ter graves efeitos colaterais se tomar altos níveis de vitamina C.

Pacientes com Talassemia e Hemocromatose podem ser afetados negativamente pelo aumento da absorção de ferro, o que pode ocorrer a partir de suplementação de vitamina C.

A vitamina também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Em mulheres mais velhas com diabetes, doses de vitamina C acima de 300 mg por dia foram associadas com um risco de morte aumentado por doenças cardíacas.

Tomar vitamina C imediatamente antes ou após a angioplastia pode interferir com a cura.

Se você está sendo tratado de câncer, converse com seu oncologista antes de tomar esse tipo de vitamina. A vitamina C pode potencialmente interagir com alguns medicamentos da quimioterapia.

As possíveis interações:

Se você está sendo tratado com algum dos seguintes medicamentos, você não deve usar suplementos de vitamina C sem primeiro falar com o seu prestador de cuidados de saúde.

A aspirina e fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Ambos aspirina e NSAID podem diminuir a quantidade de vitamina C no organismo, porque eles causam perda de mais vitaminas na urina. Além disso, altas doses de vitamina C podem causar aumento dessas medicações para ficar no corpo, elevando os níveis no sangue. As primeiras pesquisas apontam que a vitamina também pode ajudar a proteger contra dores de estômago que a aspirina e os AINEs podem causar. Se você toma regularmente aspirina ou AINEs, fale com o seu médico antes de tomar mais do que a dose diária recomendada de vitamina C.

Paracetamol (Tylenol)

Altas doses de vitamina C podem reduzir a quantidade de paracetamol passada na urina, o que poderia fazer com que os níveis do medicamento no sangue suba.

Antiácidos contendo alumínio

Vitamina C pode aumentar a quantidade de alumínio que seu corpo absorve, o que pode fazer com que os efeitos secundários destes medicamentos sejam piores. Antiácidos que contêm alumínio incluem Maalox e Gaviscon.

Os Barbituratos

Barbitúricos podem diminuir os efeitos da vitamina C. Estas drogas incluem fenobarbital (luminal), pentobarbital (Nembutal), e seconobarbital (Seconal).

Os medicamentos da quimioterapia

Como um antioxidante, a vitamina C pode interferir com os efeitos de alguns medicamentos tomados para a quimioterapia. No entanto, alguns pesquisadores especulam que a vitamina C pode ajudar a tornar a quimioterapia mais eficaz. Se você está passando por quimioterapia, não tome vitamina C ou qualquer outro suplemento sem falar com seu oncologista.

Contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais) e terapia de reposição hormonal (TRH)

A vitamina C pode causar um aumento nos níveis de estrogênio, quando tomado com estas drogas. Estrogênios orais também podem diminuir os efeitos da vitamina C no organismo.

Os inibidores de protease

A vitamina C parece possuir levemente menores níveis de indinavir (Crixivan), um medicamento usado para tratar o HIV e SIDA.

Tetraciclina

Algumas evidências apontam que tomar vitamina C com o antibiótico tetraciclina pode aumentar os níveis deste medicamento. Pode também reduzir os efeitos da vitamina C no organismo. Outros antibióticos da mesma família incluem minociclina (Minocin) e doxiciclina (Vibramicina).

Varfarina (Coumadin)

Houve relatos raros de que a vitamina C interferiu com a eficácia deste medicamento para afinar o sangue. Em estudos recentes de acompanhamento, nenhum efeito foi encontrado com doses de vitamina C de até 1.000 mg por dia. No entanto, se você tomar varfarina ou outro anticoagulante, fale com o seu médico antes de tomar vitamina ou qualquer outro suplemento.

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