in

Os 11 Benefícios da Uva Para Saúde

uva
Uva

Sendo muito usada na distribuição de sobremesas pecaminosas e tigelas de frutas refrescantes, sendo  reconhecida como ingrediente primário no processo de produção de vinho, a uva é conhecida como a rainha das frutas.

Classificada na família das bagas, as uvas vem de múltiplas variedades, bem como cores, verdes, vermelhas, azuis, roxas e pretas.

Embora a maioria da produção de uvas no mundo seja usada pela fabricação de vinho Industrial, o lote restante é consumido como frutas e uma pequena porção é usada na produção de frutos secos.

Rastreando suas raízes, diz-se que as uvas foram cultivadas originalmente no Oriente Médio, onde logo se tornou popular quando a cidade de Shiraz começou a usá-la para produzir vinho.

Eventualmente, outros países também começaram a cultivá-la e utilizá-la no processo de elaboração de vinhos.

As uvas são facilmente disponíveis nos mercados ao longo do ano.

A videira que contém uma aglomeração de frutos do mar não é apenas bonita de olhar, mas também deliciosa com seu sabor doce, e carregada com nutrientes essenciais que funcionam para o bem-estar do corpo.

uva
Uvas

Quais são os benefícios das Uvas para nossa saúde?

Pesquisadores e muitos estudos descobriram que incluir as uvas na dieta de uma pessoa pode realmente ser bom para a saúde, pois possui muitas propriedades que beneficiam o bem estar.

Então vejamos 7 incríveis benefícios da uva para saúde e pele.

1. Uva é rica em antioxidantes

As uvas são uma potência de antioxidantes, elas contêm uma ampla gama de fitonutrientes vindos diretamente dos carotenoides a polifenóis.

Estudos revelaram que esses fito nutrientes ajudam na prevenção de certos tipos de câncer e ajudam na manutenção da saúde cardíaca.

Entre os polifenóis, o resveratrol é conhecido por suas propriedades milagrosas, como inibir a formação de radicais livres que podem causar câncer e dilatação dos vasos sanguíneos para facilitar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial

Aponte para observar: O conteúdo antioxidante é o mais alto nas sementes e na pele. Então, faça uso deles.

2. Uva previne problemas de pele

Observa-se que o resveratrol impede os sinais de envelhecimento e outros problemas de pele.

Isso de acordo com um estudo realizado pela equipe da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), o resveratrol, quando combinado com um peróxido de benzoíla, uma medicação comum para acne, combate as bactérias causadoras de acne.

3. Uva é contém alta fonte de potássio

A fragmentação nutricional das uvas revela que por 100 gramas de fruta contém 191 mg de potássio.

A ingestão elevada de potássio e a redução do teor de sódio podem ajudar seu corpo de várias formas.

O potássio também neutraliza o excesso de sódio. Uma dieta com baixo teor de sódio e potássio provou ser benéfica para a pressão arterial elevada, colesterol alto e saúde cardíaca na maioria dos casos.

De acordo com Robynne Chutkan, um gastroenterologista, autor e fundador do Centro Digestivo da Mulher em Washington DC.

Um estômago inchado pode invocar muitos problemas relacionados à saúde.

Cortar a ingestão de sal e concentrar-se na fibra rica em potássio pode ajudar a obter um estômago mais saudável.

4. Uva é boa para os olhos

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Miami, na Flórida, as uvas promovem a saúde ocular a partir de mudanças de sinalização no nível celular para contrariar diretamente o estresse oxidativo.

Incluir uvas na dieta, resulta em níveis mais baixos de proteínas inflamatórias e maiores quantidades de proteínas protetoras.

Principalmente nas retinas, que é a parte do olho que contém as células que respondem à luz, conhecidas como fotorreceptores.

5. Uva promove o poder do cérebro

Certos estudos descobriram que o resveratrol ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, pelo que poderia ajudar a acelerar as respostas mentais e provar ser benéfico para os que sofrem de doenças relacionadas ao cérebro, como a doença de Alzheimer.

Um estudo feito pela Universidade da Suíça também descobriu que o resveratrol pode ajudar a remover placas e radicais livres, que afetam o cérebro.

6. Uva é boa para os joelhos

Um estudo realizado pela Pela Universidade da Mulher no Texas estabeleceu que, a ingestão diária de uvas pode ajudar a obter alívio da dor no joelho, especialmente as desencadeadas devido à osteoartrite sintomática.

As uvas são altas em antioxidantes, o mais importante e benéfico sendo polifenóis, o que ajuda a melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações.

7. Uva possui propriedades anti-inflamatórias

Verificou-se que as uvas contêm certas enzimas que provocam efeitos anti-inflamatórios em nosso corpo.

Como tal, ela traz alívio nas artérias, promove a saúde cardíaca e ajuda em outras funções de reparo do corpo.

8. Uva Previne doença cardíaca

O flavonóide quercetina é um anti-inflamatório natural que diminui o risco de aterosclerose e protege contra os danos causados pela lipoproteína de baixa densidade (LDL) de colesterol em estudos feitos com animais.

A quercetina pode ter o bônus adicional de efeitos anticancerígenos.

Mesmo assim, estudos com humanos são necessários antes que esses resultados possam ser confirmados.

O alto teor de polifenóis nas uvas também pode reduzir o risco de doença cardiovascular (DCV),

evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.

A fibra e potássio em uvas também suportam a saúde cardíaca.

Um aumento na ingestão de potássio juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular…

de acordo com um professor clínico associado de medicina na Vanderbilt Medical School E diretor do Instituto de Hipertensão do Hospital St Thomas no Tennessee chamado Mark Houston.

Foi feito um estudo, onde os que consumiram cerca de 4069 mg de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença cardíaca isquêmica em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1000 mg por dia).

As altas ingestões de potássio também estão associadas a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução na formação de cálculos renais.

9. Uva previne a constipação

Comer alimentos com alto teor de água como uvas, melancia e melão pode ajudar a lhe manter hidratado e seus movimentos intestinais regulares.

As uvas também contêm fibras, o que são muito importantes para minimizar a constipação.

10. Uva tem efeito anti-alérgico

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de uvas pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias, incluindo corrimento nasal, olhos aquosos e urticária.

Porém, não houve estudos humanos feitos para provar esta teoria.

11. Uve previne a diabetes

Um grande estudo publicado em 2013 descobriu que certas frutas, não sucos, podem reduzir o risco de diabetes tipo 2 em adultos .

Ao longo do estudo, 6,5% dos participantes desenvolveram diabetes, mas os pesquisadores descobriram que o consumo de três porções por semana de uvas, passas, maçãs ou peras reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 7%.

Alguns riscos e precauções associados às uvas

Os beta-bloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doença cardíaca, podem causar níveis de potássio no sangue.

Os alimentos com alto teor de potássio, como as bananas, devem ser consumidas com moderação ao tomar os beta-bloqueadores.

Se você comer muito potássio, pode prejudicar seus rins, onde não ficarão mais 100% funcionais.

Se seus rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, isso pode ser praticamente fatal.

Ao beber vinho por exemplo… os benefícios para a saúde são excelentes, mas não beba mais de uma bebida por dia para mulheres ou duas bebidas por dia para homens.

Como incluir uva na sua dieta

Além de todos os benefícios para a saúde, as uvas também são carregadas com vitaminas e minerais essenciais, como Vitaminas A, B-6, B-12, C e D, cálcio, ferro e magnésio.

No entanto, não se deve sobrecarregar com uvas, pois também contêm açúcar.

Dizem que as bagas devem ser incluídas pelo menos 3-4 dias no plano de dieta semanal de uma pessoa.

E sempre se deve consumir uma mistura de frutas para melhores benefícios.

Mesmo se você estiver consumindo apenas uvas, então a dose por dia pode ser de 2 a 3 xícaras, considerando que cada copo contenha cerca de 15-20 uvas.