in ,

Dor Lombar: As Causas Mais Comuns e Como Evitá-las

dor lombar
Dor lombar

Você sofre de dor lombar? Saiba mais sobre algumas das causas possíveis e como tratá-la, e lembre-se: qualquer coisa que você fizer para sua coluna significará melhor saúde e bem-estar.

A dor lombar é uma das queixas mais comuns nos dias de hoje. Postura incorreta, dormir de mal jeito, ou mesmo apenas um movimento estranho são muitas vezes o que leva a sensação de dor na parte inferior da coluna vertebral.

Deve-se ressaltar que esta condição músculo-esquelético afeta tanto os jovens quanto os adultos mais velhos, e também pessoas com estilo de vida sedentário.

Nós esquecemos frequentemente como é delicada esta estrutura perfeita que suporta nossa coluna espinal. Este grupo de vértebras, discos, nervos, ligamentos e articulações que juntos formam o pilar fundamental de nossos movimentos é uma parte extremamente complexa do nosso corpo. Se você já teve dor lombar, você com certeza sabe o que estamos falando.

Vamos aprender sobre as causas mais comuns desta dor e como podemos combatê-las.

dor lombar
Dor lombar

Dor lombar: as causas mais comuns

1. Músculo puxado

Imagine que você está sentado em uma mesa e você rapidamente vira, torcendo as costas.

Você faz isso tão rápido que você instantaneamente sente uma dor quente, em sua área inferior das costas. Mais tarde, quando você se levantar, a dor se intensificará tanto que irá irradiar para baixo em sua perna e em torno de sua cintura.

Músculo puxado pode acontecer quando você descansa ou se move após um movimento súbito ou golpe.

Os sintomas podem incluir qualquer coisa de espasmos musculares para completar a incapacidade de se mover. Um músculo puxado também pode afetar os tendões da área inflamada e ligamentos.

Como tratar um músculo puxado

  • Quando você sentir o “puxar”, aplique gelo imediatamente. Mais tarde, alterne entre calor e gelo.
  • Descanse por 24 horas. Após este tempo, você pode começar diferentes exercícios suaves para recuperar a mobilidade.
  • Géis e tratamentos naturais como arnica são maravilhosos para estes casos, pois é um grande anti-inflamatório.

2. Disco prolapso ou herniado

Os discos intervertebrais são pequenos sacos cheios de líquido que atuam como uma “almofada” entre as vértebras, suavizando seus movimentos.

Se você tem um disco prolapso devido a um golpe ou movimento errado, você não só irá sentir dor, mas também formigamento, cólicas, e uma pequena colisão nas costas. A dor será mais intensa na parte da manhã.

Discos escorregadios são comuns entre os atletas.

Como tratar uma hérnia de disco

A fim de tratar uma hérnia de disco, você precisará de um bom diagnóstico médico, uma vez que, por vezes, a lesão pode ser grave e exigem intervenções cirúrgicas.

Se for esse o caso, uma reabilitação e a ajuda de um bom fisioterapeuta será essencial.

3. Lesões por estresse repetitivo

Sempre trabalhando na mesma posição ou fazendo duro trabalho físico que envolve movimento de ida e volta pode tomar sua paciência e a saúde da sua coluna.

Qualquer padrão repetitivo de movimento, como virar o tronco para a direita, pode resultar em estruturas espinhais comprimidas ou inflamadas. Eventualmente, ela vai dar lugar a uma lesão debilitante.

Como tratar lesões por estresse repetitivo

Existem várias maneiras de tratar essas lesões. Essas incluem:

  • Massagem
  • Exercícios de ioga ou natação
  • Correias traseiras corretivas ou de compressão
  • Ajustar sua postura

4. Doenças articulares degenerativas

À medida que você envelhece, seus discos intervertebrais ficam mais finos e suas juntas se comprimem.

Quanto à cartilagem, ela perde elasticidade, torna-se rígida e, eventualmente, dá lugar à temida osteoartrite.

Fatores genéticos, obesidade ou lesões passadas podem resultar no lento progresso desta doença.

Como tratar doenças degenerativas

Devemos deixar claro, antes de tudo, que este tipo de doença degenerativa não é curável, ou seja, não pode ser revertida.

O que você pode fazer é controlar os sintomas para reduzir a dor e assim desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Aqui vai uma dica:

  • Fique sempre ativo. Inatividade ou vida sedentária torna as articulações mais rígidas, e ficar sentado por longos períodos de tempo comprime ainda mais seus discos intervertebrais.
  • Faça caminhada ou exercícios todos os dias.
  • Coma alimentos anti-inflamatórios, como aqueles ricos em ácidos graxos ômega 3.
  • Faça exercícios de alongamento todas as manhãs quando você se levanta.
  • Pergunte ao seu médico se a vitamina D e suplementos de magnésio podem ajudá-lo. Estes são muito bons em reforçar seus ossos e articulações.

É importante lembrar que a dor lombar precisa de cuidados médicos e atenção adequada.

Recomendamos tentar todos os tipos de terapia, incluindo medicação e atividade física. Além disso, lembre-se de se alimentar bem e prestar sempre atenção em sua postura.