in

Os 8 Benefícios do Melão Para Saúde

benefícios do melão
benefícios do melão

Os benefícios do melão para saúde com certeza são muitos, ele pode servir como um lanche para piqueniques de verão e até churrascos.

O alto teor de água presente no melão ajuda a evitar que seu corpo desidrate-se e combata o calor, enquanto que o seu sabor refrescante promove uma saborosa sobremesa sem muitos preparativos para crianças e adultos.

O sabor suavemente doce e suculento do melão faz dessa fruta algo perfeito para os paladares de muitas pessoas.

O melão também é muito conhecido como Cantalupo e melão persa.

Pois eles são membros da família botânica Cucurbitaceae, juntamente com as melancias.

Então vejamos os benefícios do melão para saúde a partir de agora.

benefícios do melão
Benefícios do melão

Os 8 Benefícios do Melão Para Saúde

Consumir frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado com um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida.

Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, como melão diminui o risco de obesidade, mortalidade global, diabetes e doenças cardíacas, promove uma pele e cabelo saudáveis, aumenta a energia e diminui o peso.

Vejamos como os nutrientes específicos do melão podem beneficiar a sua saúde.

1. Ajuda a manter a pressão sanguínea

O teor de fibra, potássio, vitamina C e colina no melão, todos apoiam a saúde cardíaca.

Consumir alimentos com alto teor de potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial.

Ter a quantidade suficiente de potássio é quase tão importante quanto a diminuição da ingestão de sódio para o tratamento da hipertensão arterial.

Alimentos com alto teor de potássio incluem melão, abacaxi, tomate, laranja, espinafre e bananas.

As altas ingestões de potássio também estão associadas a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução na formação de cálculos renais.

2. Degeneração macular relacionada à idade

O antioxidante zeaxantina é encontrado no melão, ele tem a função de filtrar luzes nocivas, pensado para desempenhar um papel protetor na saúde dos olhos e, evitar o dando causado pela degeneração macular.

Uma maior ingestão de todas as frutas, de 3 ou mais porções por dia mostrou que o melão pode diminuir a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

3. Protege contra asma

Os riscos de desenvolver asma são mais baixos em pessoas que consomem uma quantidade elevada de certos nutrientes.

Um desses nutrientes é o beta-caroteno, encontrado em frutas amarelas e laranjas como melão ou cantalupo, abóbora, cenouras e folhas verdes como o espinafre e a couve.

A vitamina C é outro nutriente importante que pode proteger contra a asma e é encontrado em abundância no melão, bem como em frutas cítricas e tropicais.

4. Protege contra o câncer

As dietas ricas em beta-caroteno de alimentos vegetais, como o melão, podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

O beta-caroteno também mostrou ter uma associação inversa com o desenvolvimento do câncer de cólon na população japonesa.

5. Ajuda na Digestão

O melão, por ser alto em fibras e líquido, ele pode ajudar a prevenir a constipação, promovendo a regularidade e mantendo um intestino mais saudável.

Veja também: Os melhores remédios caseiros para constipação

6. Evita a Inflamação

A colina é um nutriente muito importante e versátil no melão / cantalupo que ajuda no sono, no movimento muscular, aprendizado e memória.

A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

7. Promove a Hidratação

Com o seu elevado teor de água e eletrólitos, o melão / cantalupo é um excelente lanche para você ter durante os meses de verão quente para evitar a desidratação.

8. Deixa a pele e cabelo saudáveis

Consuma frutas como melão, pois ele é benéfico para o cabelo visto que contêm vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo, ajudando a manter o cabelo hidratado e saudável.

A vitamina A é também necessária para o crescimento do tecido corporal, que incluem pele e cabelos.

É necessária uma ingestão adequada de vitamina C para a construção e manutenção de colágeno, que proporciona estrutura para a pele e cabelos.

Basta uma xícara de melão em cubos para fornecer 97% das necessidades diárias de vitamina C.

O melão também contribui para a hidratação global, o que é vital para ter uma pele e um cabelo saudáveis.

Você pode até usá-lo como um condicionador de cabelo!

Junte pedaços de melão com abacate, alise seus cabelos e deixe agir por 10 minutos, para reabastecer a umidade e adicionar brilho.

Vejamos agora como incorporar o melão à sua dieta e os potenciais riscos que ele pode ter para saúde.

Valor nutricional do melão

Um copo com cerca de 156 gramas de melão cortado em cubos contém 53 calorias, 0,3 gramas de gordura, 13 gramas de carboidratos totais, 12 gramas de açúcar, 1,4 gramas de fibra, 1,3 gramas de proteína, 106% do valor diário da vitamina A, 95 % De vitamina C, 1% de cálcio e 2% de necessidades de ferro.

Uma dose desse copo também fornece 5%, ou mais das necessidades de valor diário para vitamina K, niacina, vitamina B-6, folato, magnésio e potássio.

O melão é abundante em antioxidantes, que incluem a colina, zeaxantina e beta-caroteno, que oferecem proteção contra uma série de doenças e condições do resfriado comum ao câncer.

Como adicionar o melão à sua dieta

Procure um melão maduro, pesado e sem manchas ou hematomas.

Na temporada dos melões, a cor da carne é mais brilhante e o sabor é mais doce e saboroso.

O melão quando está fora da estação, tende a ser mais firme e menos saboroso.

Verifique qual é o melhor momento para comprar melão na sua região.

Faça uma salsa fresca com mamão papaia, manga, jala peno, melão, pimentas vermelhas e pimentões para adicionar ao seu prato de peixe favorito.

Uma das melhores e mais fáceis maneiras de desfrutar o cantalupo é cortado em cubos, apenas isso.

Faça uma salada de frutas tropicais para toda a família com mamão fresco, abacaxi, melão e manga.

Mude o melão para o seu copo de limonada, chá gelado ou água para uma explosão de sabor de frutas frescas.

Adicione algumas fatias de melão congelado às suas batidas. Combine com suco de abacaxi, morangos congelados e iogurte grego sem açúcar para um deleite saudável e refrescante.

Para as crianças, faça bolachas de frutas com melão, morangos e sirva um pouco de iogurte.

Apesar de todos esses benefícios, o melão possui os seus riscos, vejamos…

Os possíveis riscos que o consumo do melão traz à saúde

É a dieta total ou o padrão geral de alimentação que é mais importante na prevenção de doenças e na obtenção de boa saúde.

É melhor ter uma dieta com uma variedade do que se concentrar em alimentos individuais como a chave para uma boa saúde.

Certifique-se de lavar e esfregar a superfície externa do melão antes de cortar para diminuir o risco de bactérias nocivas como a transferência de Salmonela para a carne do melão.

Os beta-bloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doença cardíaca, podem causar níveis de potássio no sangue.

Alimentos com alto teor de potássio, como melão, devem ser consumidos com moderação ao tomar beta-bloqueadores.

Consumir muito potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não são totalmente funcionais.

Se você gostou de conhecer os 8 benefícios do melão para saúde, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.