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Benefícios da Vitamina A Para Saúde

benefícios da vitamina a
Benefícios da vitamina a

Os benefícios da vitamina A fazem toda a diferença em nossa saúde. A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que é armazenada no fígado. Existem dois tipos de vitamina A que se encontram na alimentação, a pré-vitamina A e a pró-vitamina A. A pré-vitamina é encontrada em produtos de origem animal, como carne, peixe, aves e laticínios. E a pró-vitamina A é encontrada em alimentos à base de plantas, como frutas e legumes. O tipo mais comum de pró-vitamina A é betacaroteno.

A vitamina A também pode estar disponível nos suplementos alimentares. Na maioria das vezes vem sob a forma de acetato de retinilo ou palmitato de retinol (vitamina A pré-formada), betacaroteno (pró-vitamina A) ou uma combinação de pré-formada e pró-vitamina A.

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Benefícios da vitamina A

Benefícios da Vitamina A Para Saúde

vitamina A ajuda a formar e manter a pele saudável, dentes, tecidos moles, ossos, membranas mucosas e pele. É também conhecida como retinol, pois produz os pigmentos da retina dos olhos.

A vitamina A promove a boa visão, especialmente em ambientes com pouca luz. Ela também pode ser necessária para a reprodução e amamentação.

O Retinol é uma forma ativa da vitamina A, que pode ser encontrado no fígado de animais, leite e alguns alimentos enriquecidos.

Carotenoides são pigmentos de cor escura encontrados em alimentos vegetais que podem se transformar em uma forma de vitamina A. Existem cerca de 500 carotenoides conhecidos. Um dos carotenoides é o betacaroteno.

O betacaroteno é um antioxidante. Os antioxidantes protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são responsáveis por contribuir com certas doenças crônicas e desempenham um papel forte nos processos de envelhecimento. Betacaroteno pode reduzir o risco de câncer.

Outros benefícios da vitamina A incluem a formação e manutenção de dentes, ossos, tecidos moles, glóbulos brancos do sangue, do sistema imunitário e as membranas mucosas. Betacaroteno também atua como um antioxidante, protegendo as células dos danos dos radicais livres.

Embora muitos antioxidantes previnam o câncer, não há evidência de que os suplementos de betacaroteno sejam úteis na prevenção do mesmo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por outro lado, o betacaroteno totalmente natural que pode ser consumido através de vegetais e frutas, foi considerado útil na prevenção do câncer em diversos estudos.

Fontes alimentares

A vitamina A é proveniente de fontes animais, como ovos, carnes, leites fortificados, queijo, creme de leite, fígado, rins, bacalhau e óleo de peixe. No entanto, todas estas fontes, exceto o leite desnatado que tem sido enriquecido com vitamina A, são ricos em gordura saturada e colesterol.

As melhores fontes de vitamina A são:

Óleo de fígado de bacalhau

Ovos

Cenoura

Cereais matinais fortificados

Leite desnatado Fortificado

Laranja

legumes

Fontes de betacaroteno

Brócolis, espinafre verde escuro, vegetais folhosos.

Quanto mais intensa for a cor de um fruto ou vegetal, maior será o teor de betacaroteno. As fontes vegetais de betacaroteno são livres de colesterol.

Efeitos colaterais

Se você não obtiver quantidade suficiente de vitamina A, você está em maior risco de problemas oculares. Estes incluem cegueira noturna reversível e danos à córnea, em seguida, não reversível conhecida como xeroftalmia. A falta de vitamina A pode levar a hiperqueratose ou pele seca, escamosa.

Se você receber muita vitamina A, você pode se tornar doente. Grandes doses de vitamina A também podem causar defeitos de nascimento.

A intoxicação aguda de vitamina na maioria das vezes ocorre quando um adulto leva centenas de milhares de IUs de vitamina A. Os sintomas de intoxicação de vitamina A  podem ocorrer em adultos que tomam regularmente mais de 25.000 IUs por dia. Bebês e crianças são mais sensíveis à vitamina A, e podem adoecer após tomar doses maiores de vitamina A ou produtos que contenha retinol (encontrado em cremes para a pele).

Grandes quantidades de betacaroteno não vai deixá-lo doente. No entanto, o aumento da quantidade de betacaroteno pode deixar sua pele amarela ou laranja. A cor da pele voltará ao normal uma vez que você reduzir a ingestão de betacaroteno.

Recomendações

A melhor maneira de começar a exigência diária de vitaminas essenciais é comer uma grande variedade de frutas, legumes, laticínios fortificados, leguminosas (feijões secos), lentilhas e cereais integrais.

O Conselho de Alimentação e Nutrição do Instituto de Medicina recomenda a ingestão das seguintes quantidades de Vitamina A:

Lactentes (consumo médio)

Crianças com 0 a 6 meses: 400 (mcg/dia)

Crianças com 7 a 12 meses: 500 (mcg/dia)

Crianças com 1 a 3 anos: 300 (mcg/dia)

Crianças com 4 a 8 anos: 400 (mcg/dia)

Crianças com 9 aos 13 anos: 600 (mcg/dia)

Adolescentes e adultos

Os homens de 14 anos ou mais velhos: 900 (mcg/dia)

As mulheres de 14 anos ou mais velhas: 700 mcg/dia. (770 durante a gravidez e durante a lactação, 1.300 mcg)

A quantidade de cada vitamina que você precisa depende da sua idade e sexo. Outros fatores, tais como a gravidez e a sua saúde, também são importantes. Pergunte ao seu médico que dose é melhor para você.

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