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10 Benefícios da Maçã Para Saúde

benefícios da maçã
Benefícios da maçã

Os benefícios da maçã são indispensáveis para nossa saúde. A maçã é uma das frutas mais populares do mundo, ele é excepcionalmente saudável e tem muitos benefícios para saúde apoiados por pesquisa.

Vejamos neste artigo os 10 benefícios da maçã para saúde.

10 Benefícios da Maçã Para Saúde

1. As maçãs são nutritivas

Uma maçã média é igual a 1,5 xícara de fruta.

São recomendadas duas xícaras de frutas por dia em uma dieta de 2.000 calorias.

Abaixo estão alguns fatos nutricionais para uma maçã média:

Calorias: 95.
Carboidratos: 25 gramas.
Fibra: 4 gramas.
Vitamina C: 14%
Potássio: 6%
Vitamina K: 5%
Manganês, cobre e vitaminas A, E, B1, B2 e B6: Menos de 4%

As maçãs também são uma rica fonte de polifenóis.

Embora os rótulos de nutrição não enumerem esses compostos de plantas, eles provavelmente são responsáveis ​​por muitos dos benefícios para a saúde.

Para tirar o máximo proveito dos benefícios da maçã, mantenha a pele dela encaixada.

A pele da maçã contém metade do teor de fibra e muitos polifenóis.

As maçãs são uma boa fonte de fibra e vitamina C.

Eles também contêm polifenóis, que podem ter inúmeros benefícios para a saúde.

benefícios da maçã
Benefícios da maçã

2. As maçãs são excelentes para perder peso

As maçãs são altas em fibras e água – duas qualidades que trazem saciedade.

Em um estudo, os participantes que comeram fatias de maçã antes de uma refeição sentiram-se mais cheios do que aqueles que consumiram apenas uma compota de maçã, sumo de maçã ou produtos de maçã.

No mesmo estudo, os que começaram uma refeição com fatias de maçã também comeram em média 200 calorias a menos do que os que as que não fizeram.

Em outro estudo, 50 mulheres com excesso de peso adicionaram maçãs e aveia às suas dietas durante 10 semanas.

Cada item tinha um teor de calorias e fibras semelhantes.

As que comeram maçãs perderam uma média 1 kg e ganharam menos calorias geral.

Os pesquisadores pensam que as maçãs são cheias porque são menos densas em energia, ainda assim entregam bom volume de fibra.

Além disso, alguns compostos naturais podem promover a perda de peso.

Um estudo feito com camundongos gordos descobriu que os camundongos que receberam um suplemento de maçãs terrestres e concentrado de suco de maçã perderam mais peso e apresentaram níveis mais baixos de colesterol LDL, triglicerídeos e colesterol total “ruim” do que outro grupo de camundongos.

Em resumo… as maçãs podem de fato ajudar a perder peso de muitas maneiras. Eles são também particularmente saciáveis devido ao seu alto teor de fibras.

3. A maçã promove a saúde do coração

As maçãs foram associadas a um menor risco de doença cardíaca.

Uma das razões pode ser que as maçãs contenham fibra solúvel, que é o tipo que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Elas também contêm polifenóis, que têm efeitos antioxidantes. Muitos deles estão concentrados na casca.

Um desses polifenóis é um flavonoide chamado epicatequina, que pode baixar a pressão arterial.

Uma análise de estudos revelou que altas ingestões de flavonoides estavam ligadas a um risco 20% menor de AVC.

Os flavonoides podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial, reduzindo a oxidação de LDL e atuando como antioxidantes.

Outro estudo comparou os efeitos de comer uma maçã por dia e tomar estatinas, que são uma classe de drogas conhecidas por reduzir o colesterol.

Estima-se que as maçãs seriam quase tão eficazes na redução da morte por doença cardíaca como as estatinas.

No entanto, este não foi um julgamento controlado.

Outro estudo ligou o consumo de frutas e legumes de carne branca, como maçãs e peras, a um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

Por cada 25 gramas (cerca de 1/5 xícara de fatias de maçã), o risco de acidente vascular cerebral diminuiu 9%.

Em resumo… a maçã pode promover a saúde do coração de muitas maneiras diferentes. Elas são ricas em fibras solúveis, o que ajuda e muito a reduzir o colesterol. Também têm polifenóis, que estão ligados a uma pressão arterial e risco de acidente vascular cerebral diminuído.

4. A Maçã reduz o risco de diabetes

Vários estudos ligaram o consumo de maçãs a um menor risco de diabetes tipo 2.

Em um grande estudo, comer uma maçã por dia estava ligado a um risco 28% menor de diabetes tipo 2, em comparação a não comer maçãs.

Mesmo comendo algumas maçãs por semana, os efeitos foram similarmente protetores.

É possível que os polifenóis em maçãs ajudem a prevenir danos nos tecidos nas células beta no pâncreas.

As células beta produzem insulina no organismo e muitas vezes são danificadas em pessoas com diabetes tipo 2.

Em resumo… comer maçã tem associação com um risco muito menor de desenvolver diabetes tipo 2. Isso acontece possivelmente devido ao seu alto teor de antioxidantes e polifenóis.

5. A maçã tem efeitos pré-bióticos que promovem boas bactérias intestinais

As maçãs contêm a pectina, um tipo de fibra que atua como um pré-biótico.

Isso significa que alimenta as bactérias boas em seu intestino.

Seu intestino delgado não absorve fibra durante a digestão.

Em vez disso, ele vai ao cólon, onde pode promover o crescimento de bactérias boas.

Também se transforma em outros compostos úteis que circulam por todo o corpo.

Uma nova pesquisa sugere que essa pode ser a razão para alguns dos efeitos protetores das maçãs contra obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

Em resumo… o tipo de fibra encontrado nas maçãs alimenta boas bactérias e pode ser a razão pela qual eles protegem contra obesidade, doença cardíaca e diabetes tipo 2.

6. A maçã ajuda a prevenir o câncer

Vários estudos mostraram uma ligação entre comer maçãs e um menor risco de câncer.

Mais especificamente, estudos de tubo de ensaio exploraram as formas pelas quais os compostos de plantas neles podem combater o câncer.

Um estudo feito em mulheres relatou que comer maçãs estava ligado a menores taxas de morte por câncer.

Elas podem reduzir o risco de câncer de várias maneiras, inclusive com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Em resumo… a maçã tem diversos compostos naturais que ajudam a combater o câncer. Estudos observacionais os ligaram a um risco menor de câncer e morte por câncer.

7. As maçãs contêm compostos que ajudam a combater a asma

As maçãs são ricas em antioxidantes e podem ajudar a proteger seus pulmões de danos oxidativos.

Um grande estudo feito com mais de 68 mil mulheres descobriu que aquelas que comeram mais maçãs apresentaram os menores riscos de asma.

Comer cerca de 15% de uma grande maçã por dia foi associado a um risco 10% menor de asma.

A pele de maçã contém um flavonoide chamado quercetina, que pode ajudar a regular o sistema imunológico e reduzir a inflamação.

Estas são duas maneiras pelas quais afeta asma e reações alérgicas.

Em resumo… as maçãs contêm compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar a regular as respostas imunes e proteger contra a asma.

8. As maçãs promovem a saúde dos ossos

Comer a fruta tem uma grande ligação com a densidade óssea, que é um marcador de saúde óssea.

Os pesquisadores pensam que os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios na fruta ajudam a promover a densidade e a força dos ossos.

Alguns estudos mostram que as maçãs, especificamente, podem afetar positivamente a saúde óssea.

Em um estudo, as mulheres comeram uma refeição que incluiu maçãs frescas, maçãs descascadas, compotas de maçã ou produtos de maçã.

As que comeram maçãs perderam menos cálcio do que o grupo de outras mulheres que não comeram maçãs.

Em resumo… os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios podem promover a saúde óssea e comer frutas pode ajudar a preservar a massa óssea à medida que envelhece.

9. As Maçãs protegem contra lesões de estômago por AINEs

A classe de analgésicos conhecida como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode ferir o revestimento do estômago.

Um estudo em tubos de ensaio feito com ratos descobriu que o extrato de maçã liofilizado ajudou a proteger as células do estômago de lesões devido a AINEs.

O ácido clorogênico e a catequina são dois compostos que foram particularmente úteis.

Em resumo… a maçã contêm compostos que podem ajudar a proteger o revestimento do estômago de lesões devido a analgésicos de AINEs.

10. A maçã ajuda a proteger o cérebro na velhice

A maioria das pesquisas se concentra na casca e na carne da maçã.

No entanto, o suco de maçã pode ter benefícios para o declínio mental relacionado com a idade.

Em estudos com animais, o suco concentrado de maçã reduziu as espécies prejudiciais de oxigênio reativo (ROS) no tecido cerebral e diminuiu o declínio mental.

O suco de maçã pode ajudar a preservar a acetilcolina, um neurotransmissor que pode diminuir com a idade.

Baixos níveis de acetilcolina estão ligados à doença de Alzheimer.

Pesquisadores que alimentaram ratos idosos com maçãs inteiras descobriram que um marcador de memória dos ratos foi restaurado ao nível de ratos mais novo.

Dito isto, maçãs inteiras contêm todos os mesmos compostos que o suco de maçã. É sempre uma escolha mais saudável para comer o seu conjunto de frutas.

Em resumo… de acordo com estudos em animais, o suco de maçã pode ajudar a prevenir o declínio dos neurotransmissores envolvidos na memória.

Concluindo

As maçãs são incrivelmente boas para você, e consumi-las está ligado a um menor risco de muitas doenças graves.

Para os maiores benefícios, coma toda a fruta, tanto a pele como a carne.