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5 Benefícios de Bagas de Açaí Para Saúde

bagas de açaí
Bagas de açaí

Você gosta de bagas de açaí? Conhece os seus Benefícios? O açaí é originário da região amazônica, onde é um alimento bem típico da região.

Apesar disso, o açaí ganhou popularidade recentemente em todo o mundo, e é muito elogiado por ter excelentes benefícios para saúde e bem estar.

Esta pequena fruta escura e roxa tem muitos nutrientes, os quais iremos incluir neste artigo.

Conheça os 5 benefícios das bagas de açaí para saúde.

Mas…

bagas de açaí
Bagas de açaí

O que são bagas de açaí?

São as pequenas frutas redondas com cerca de 1 polegada que crescem nas palmeiras de açaí em florestas tropicais da América Central e do Sul.

As bagas têm uma pele púrpura escura e uma carne com tom amarelado que envolve a semente.

Por ter carne como damascos e azeitonas, as bagas não são tecnicamente consideradas uma fruta, mais sim uma drupa.

Mesmo assim, são geralmente referidos como bagas.

Na floresta amazônica, as bagas de Açaí freqüentemente acompanham as refeições.

Para torná-las comestíveis, elas estão umedecidas para suavizar a pele externa e depois para formar uma pasta roxa escura.

As bagas têm um sabor terroso que muitas vezes é descrito como um cruzamento entre amores e chocolate não açucarados.

As bagas de Açaí frescas têm uma curta vida útil e não estão disponíveis fora de onde elas são cultivadas.

Como exportação, são vendidas como bagas de frutas congeladas, pó seco ou suco pressionado.

As bagas de açaí também são usadas para saborear produtos alimentícios, que incluem a gelatina e sorvete, enquanto que alguns itens não alimentares, como cremes corporais, também contêm o óleo de Açaí.

bagas de açaí
Bagas de açaí

5 Benefícios de Bagas de Açaí Para Saúde

1. As bagas de açaí são ricas em antioxidantes

Os antioxidantes são importantes porque neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres em todo o corpo.

Se os radicais livres não forem neutralizados por antioxidantes, eles podem danificar as células e levar a uma série de doenças, incluindo diabetes, câncer e até doença cardíaca.

As bagas de açaí têm uma quantidade incrivelmente alta de antioxidantes, eliminando outros frutos ricos em antioxidantes, como mirtilos por exemplo.

O conteúdo antioxidante dos alimentos é tipicamente medido por um índice de capacidade de absorção de oxigênio radical.

No caso do Açaí, 100 gramas de celulose congelada tem um índice ORAC ( índice de capacidade de absorção de oxigênio radical) de 15.405, enquanto a mesma quantidade de mirtilos tem uma pontuação de 4.699.

Estes antioxidantes provêm de uma série de compostos de plantas em açaí, incluindo as antocianinas.

Em 2008, os pesquisadores deram a 12 voluntários que ficaram de jejum, polpa de açaí, suco de Açaí, compota de maçã ou uma bebida sem antioxidantes em quatro momentos diferentes e depois testaram o sangue de todos analisando os antioxidantes.

Tanto a polpa do acai quanto a compota de maçã elevaram os níveis de antioxidantes dos participantes, o que significa que os compostos antioxidantes do acai são bem absorvidos no intestino.

Também indica que a polpa de açaí é uma fonte melhor de antioxidantes do que o suco de Açaí.

2. As bagas de Açaí são ricas em nutrientes

As bagas de Açaí têm um perfil nutricional único de uma fruta, pois elas são baixas em gordura e com baixo teor de açúcar.

Cerca de 100 gramas de polpa de açaí congelado tem a seguinte informação nutricional:

Calorias: 70
Gordura: 5 gramas
Gordura saturada: 1,5 gramas
Carboidratos: 4 gramas
Açúcar: 2 gramas
Fibra 2 gramas
Vitamina A: 15%
Cálcio: 2%

De acordo com um estudo venezuelano, as bagas de açaí também contêm alguns outros minerais, incluindo o cromo, zinco, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e fósforo.

Mas alguns dos benefícios das bagas de açaí mais poderosos provêm de compostos vegetais.

O mais notável entre estes são as antocianinas, que dão a cor púrpura profunda ao açaí e atuam como antioxidantes no corpo.

Você também pode encontrar antocianinas em outros alimentos azuis, pretos e roxos, como feijão preto e mirtilos.

3. As bagas de açaí melhoram os níveis de colesterol

Estudos feitos em animais sugeriram que o açaí poderia ajudar a melhorar os níveis de colesterol, diminuindo o colesterol total e LDL – colesterol ruim.

E é possível que possa ter um efeito semelhante nos seres humanos.

Um estudo de 2011 usou 10 adultos com excesso de peso, onde eles comeram batidos de Açaí duas vezes ao dia por um mês.

No geral, eles apresentaram um nível menor de colesterol LDL “ruim” e total no final do estudo.

No entanto, houve algumas desvantagens para este estudo.

Era pequeno, não tinha grupo de controle e recebeu seu financiamento de um fornecedor de Açaí.

Embora seja necessária mais pesquisa, é possível que as antocianinas no Açaí possam ser responsáveis ​​por seu impacto positivo nos níveis de colesterol, uma vez que os estudos ligaram este composto da planta às melhorias no colesterol HDL e LDL.

Além disso, o açaí contém esteróis vegetais, que impedem que o colesterol seja absorvido pelo seu corpo.

4. As bagas de açaí podem melhorar a função cerebral

Os muitos compostos de plantas presentes no açaí também podem proteger seu cérebro de danos à medida que você envelhece.

Vários estudos mostraram esse tipo de efeito protetor em ratos de laboratório.

Os antioxidantes presentes no Açaí neutralizam os efeitos nocivos da inflamação e oxidação nas células cerebrais, o que pode afetar negativamente a memória e a aprendizagem.

Em um estudo, o acai até ajudou a melhorar a memória em ratos envelhecidos.

Uma das maneiras pelas quais o cérebro permanece saudável é limpando células que são intoxicam ou que não funcionam mais, um processo conhecido como autofagia.

Faz caminho para novos nervos se formarem, aumentando a comunicação entre células cerebrais.

À medida que ficamos mais velhos, esse processo vai perdendo sua eficiência aos poucos.

No entanto, em testes feitos no laboratório, o extrato de açaí ajudou a estimular esta resposta de “limpeza” nas células cerebrais.

O açaí pode impedir os efeitos nocivos da inflamação e oxidação presentes no cérebro, ajudando a estimular a resposta de limpeza do cérebro.

5. As bagas de açaí tem possíveis efeitos anti-câncer

É difícil encontrar algum alimento que seja um escudo mágico contra o câncer, pois alguns alimentos são conhecidos por impedir que células cancerosas se formem e se espalhem.

Ambos estudos de ensaio e estudos em animais revelaram esse tipo de efeito anticancerígeno no açaí.

Em ratos, a polpa de açaí reduziu a incidência de câncer de cólon e bexiga.

No entanto, um segundo estudo feito em camundongos descobriu que não houve efeitos sobre o câncer de estômago.

Os pesquisadores concluíram que o açaí poderia ter um papel no tratamento do câncer no futuro, ainda que seja necessário mais pesquisas, inclusive em pessoas.

As possíveis desvantagens das bagas de açaí

Dado que o açaí é uma fruta saudável e rica em antioxidantes, não há muitas desvantagens que podem nos impedir de comê-lo.

No entanto, uma palavra de cautela é não superestimar suas alegações de saúde associadas.

Embora a pesquisa inicial seja promissora, estudos feitos sobre seus efeitos para saúde humana foram pequenos e escassos.

Portanto, é importante levar as alegações para nossa saúde em consideração com muita atenção.

Além disso, tenha em mente que, se você está comprando uma polpa pré-processada, verifique o rótulo do ingrediente e verifique se não possui ingredientes adicionados.

Algumas bagas processadas têm uma quantidade muito alta de açúcar adicionado.

Como consumir o açaí

Uma vez que as bagas de açaí novas têm uma vida útil curta, elas são exportadas e amplamente disponíveis em três formas principais: purês, pós e sucos.

O suco é carregado com antioxidantes, mas também é o mais alto em açúcar e falta de fibra.

Mesmo sendo filtrado, o suco de açaí pode conter menos antioxidantes do que o normal.

O pó fornece a quantidade mais concentrada de nutrientes, dando-lhe fibras e gorduras, bem como compostos vegetais.

Dito isto, o purê do açaí é provavelmente a melhor maneira de aproveitar o sabor das bagas de Açaí.

Para fazer uma tigela de açaí, misture purê o congelado sem açúcar com água ou leite para transformá-lo em uma base de tipo batido para coberturas.

As coberturas podem incluir frutas fatiadas ou frutos secos, flocos de coco torrados, manteigas de nozes, sementes de cacau ou sementes de chia .

Você também pode fazer uma tigela usando pó de Açaí. Misture-o na sua receita favorita e, em seguida, avance com seus suplementos favoritos.

O pó é um ingrediente versátil que você pode adicionar a farinha de aveia, molhos de salada ou granola.

Ou tente fazer trufas saudáveis misturando-o com nozes.

Resumindo

Existem muitas maneiras de ingerir o açaí, inclusive como purê congelado, e pó ou suco.

Graças ao seu alto teor de antioxidantes, as bagas do Açaí possuem benefícios potenciais para nossa saúde.

O açaí está carregado de poderosos compostos de plantas que atuam como antioxidantes, proporcionando benefícios para o cérebro, coração e sua saúde e bem estar.

Eles também fornecem gorduras e fibras saudáveis, tornando-os uma alimentação geralmente saudável.

Aproveite o açaí batido no liquidificador, em pó ou como purê, mas cuidado com a adição de açúcar, o açúcar é frequentemente encontrado nos sucos e purês congelados.