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9 Benefícios da Beterraba Para Saúde

benefícios da beterraba
Benefícios da beterraba

No artigo de hoje, falaremos sobre 9 benefícios da beterraba para saúde. A beterraba é uma raiz de vegetal popular usada em muitas culinárias ao redor do mundo. Elas são embaladas com vitaminas essenciais, minerais compostos e vegetais, onde alguns têm boas propriedades medicinais.Além do mais, eles são deliciosos e fáceis de adicionar à sua dieta.

Listamos abaixo 9 benefícios da beterraba para saúde que irão lhe surpreender, todos apoiados cientificamente.

benefícios da beterraba
Benefícios da beterraba

9 Benefícios da Beterraba Para Saúde

1. A beterraba tem muitos nutrientes, porém poucas calorias

A Beterraba possui um impressionante perfil nutricional.

Ela é muito baixa em calorias, mas elevada em vitaminas e minerais valiosos. Na verdade, a beterraba contêm um pouco de quase todas as vitaminas e minerais que você precisa.

Vejamos uma pequena visão geral dos nutrientes encontrados em uma porção de 100 gramas de beterraba cozida:

Calorias: 44
Proteína: 1,7 gramas
Gordura: 0,2 gramas
Fibra: 2 gramas
Vitamina C: 6%
Folato: 20%
Vitamina B6: 3%
Magnésio: 6%
Potássio: 9%
Fósforo: 4%
Manganês: 16%
Ferro: 4%

A beterraba também contêm nitratos inorgânicos e pigmentos, que são compostos de plantas que têm uma série de benefícios para a saúde.

benefícios da beterraba
Benefícios da beterraba

2. Beterraba melhora seu desempenho atlético

Vários estudos sugerem que os nitratos alimentares podem melhorar o desempenho atlético.

Por esta razão, as beterrabas são frequentemente utilizadas pelos atletas.

Os nitratos parecem afetar o desempenho físico, melhorando a eficiência das mitocôndrias, que são responsáveis ​​pela produção de energia em suas células.

Em dois estudos, incluindo sete e oito homens, o consumo de 500 ml de suco de beterraba diariamente durante seis dias prolongou o tempo de exaustão durante o exercício de alta intensidade em 15-25%, o que representa uma melhora de 1-2% no desempenho geral.

Comer beterraba também pode melhorar o desempenho atlético no ciclismo e aumentar o uso de oxigênio em até 20%.

Um pequeno estudo feito com nove ciclistas competitivos analisou o efeito de 500 ml de suco de beterraba no desempenho do ciclismo em um tempo baseado em 4 e 16,1 km.

O consumo de suco do beterraba melhorou o desempenho em 2,8% na corrida de 4 km e em 2,7% na corrida de 16,1 km.

É importante notar que os níveis de nitrato sanguíneo atingem o máximo em 2 a 3 horas.

Portanto, para maximizar seu potencial, é melhor consumir beterraba cerca de 2 a 3 horas antes de treinar ou competir.

3. Beterraba mantem o controle da pressão arterial

As doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral, são uma das principais causas de morte em todo o mundo.

E a pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas condições.

Estudos têm demonstrado que a beterraba pode reduzir significativamente a pressão arterial em até 4-10 mmHg durante um período de apenas algumas horas.

O efeito parece ser maior para a pressão arterial sistólica, ou a pressão quando seu coração contrai, em vez da pressão arterial diastólica, ou pressão quando o seu coração está relaxado.

O efeito também pode ser mais forte em beterrabas cruas em contraste com beterrabas cozidas.

Estes efeitos de redução da pressão arterial acontecem provavelmente devido à alta concentração de nitratos nas beterrabas.

Em seu corpo, os nitratos dietéticos são convertidos em óxido nítrico, uma molécula que dilata os vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão arterial caia.

Os níveis de nitrato de sangue permanecem elevados durante cerca de seis horas depois de você comer nitrato na dieta.

Por tanto, as beterrabas têm apenas um efeito temporário na pressão arterial, pois é necessário um consumo regular para experimentar reduções a longo prazo da pressão arterial.

4. Beterraba melhora a saúde digestiva

A fibra dietética é um componente importante em uma dieta saudável.

Tem sido associada a muitos benefícios para a saúde, incluindo a melhor digestão.

Um copo de beterraba contém 3,4 gramas de fibra, tornando a beterraba uma fonte de fibra bastante boa.

A fibra evita a digestão no estômago e dirige-se ao intestino onde alimenta as bactérias amigáveis ​​do intestino ou adiciona o volume às fezes.

Isso pode promover a saúde digestiva, mantem a regularidade e previne condições digestivas tais como constipação, doença inflamatória intestinal e diverticulite.

Além disso, a fibra tem sido associada a um risco reduzido de doenças crônicas, incluindo câncer de cólon, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

5. Beterraba ajuda a combater a inflamação

A inflamação crônica é freqüentemente associada a uma série de doenças, como obesidade, doença cardíaca, doença hepática e câncer.

As beterrabas contêm pigmentos chamados betalains, que podem potencialmente possuir uma série de propriedades anti-inflamatórias.

No entanto, a maior parte da investigação nesta área tem sido realizada em ratos.

O suco da beterraba e o extrato de beterraba demonstraram reduzir a inflamação renal em ratos injetados com produtos químicos tóxicos conhecidos por induzir lesões graves.

Um estudo feito em humanos com osteoartrite mostrou que as cápsulas de betalain feitas com extrato de beterraba reduziram dor e desconforto associados à condição.

Enquanto estes estudos sugerem que a beterraba tem um efeito anti-inflamatório, mais estudos humanos são necessários para determinar se a beterraba pode ser usada para reduzir a inflamação.

6. Beterraba promove a saúde do cérebro

A nossa função mental e cognitiva decai de forma natural devido a idade.

Para alguns, este declínio é significativo e pode resultar em condições como a demência.

Uma redução no fluxo sanguíneo e no suprimento de oxigênio ao cérebro pode contribuir para esse declínio.

Curiosamente, os nitratos nas beterrabas podem melhorar a função cognitiva e mental, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e, assim, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

As beterrabas têm mostrado melhorar particularmente o fluxo sanguíneo para o lobo frontal do cérebro, uma área associada com o pensamento de nível superior, como a tomar decisões e melhorar a memória.

Além disso, um estudo em diabéticos tipo 2 analisou o efeito da beterraba sobre o tempo de reação simples, que é uma medida da função cognitiva.

O tempo de reação simples durante um teste de função cognitiva baseado em um computador foi 4% mais rápido naqueles que consumiram 250 ml de suco de beterraba diariamente durante duas semanas, em comparação com outro concorrente.

Mas, as beterrabas poderiam muito bem ser usados em ambiente clínico para melhorar o desenvolvimento cerebral reduzindo o risco de demência.

7. Beterraba ajuda a perder peso

A beterraba tem várias muitas propriedades nutricionais que poderão lhe ajudar a perder peso.

Primeiro, as beterrabas são baixas em calorias e altas em água.

Comer mais alimentos com baixa caloria como frutas e legumes tem grande associação com a perda de peso.

Além disso, apesar do seu baixo teor de calorias, a beterraba contêm quantidades moderadas de proteína e fibra.

Estes nutrientes são essencialmente importantes para alcançar e manter um peso saudável.

A fibra presente na beterraba também pode ajudar a promover a perda de peso, reduzindo o apetite e promovendo sentimentos de saciedade, reduzindo assim a ingestão calórica global.

Embora nenhum estudo tenha testado diretamente os efeitos das beterrabas sobre o peso, considera-se o seu perfil nutricional, é provável que a adição de beterraba à sua dieta possa auxiliar na perda de peso.

8. Beterraba pode ter certas propriedades anti-câncer

O câncer é uma doença grave e potencialmente fatal caracterizada pelo crescimento descontrolado das células.

O conteúdo antioxidante e a natureza anti-inflamatória das beterrabas têm levado a um interesse na sua capacidade de prevenir o câncer.

No entanto, as evidências atuais são bastante limitadas.

O extrato de beterraba mostrou reduzir a divisão e o crescimento de células tumorais em animais.

Um estudo de tubo de ensaio que usou células humanas descobriu que o extrato de beterraba, que é rico em pigmentos de betalain, reduziu o crescimento de células de câncer de próstata e de mama.

É importante notar que estes estudos foram realizados em células humanas isoladas e ratos.

Mais pesquisas adicionais são necessárias para determinar se esses efeitos semelhantes serão encontrados em humanos vivos.

9. Beterraba é fácil de incluir na sua dieta

Sabemos que este não é um benefício, mesmo assim não deixa de ser importante.

As beterrabas não são apenas nutritivas, como também são incrivelmente deliciosas e fáceis de adicionar na sua dieta do dia a dia.

A beterraba pode ser espremida, assada, cozinhada ou em conserva.

Além disso, elas podem ser comprados pré-cozidas e enlatadas.

Escolha a beterraba que for mais pesada para o seu tamanho fresco, utilize também folhas verdes para complementar.

Os nitratos dietéticos são solúveis em água, por isso é melhor evitar beterraba fervente para maximizar o seu teor de nitratos.

Veja aqui algumas maneiras deliciosas e interessantes para adicionar mais beterraba à sua dieta:

Salada de beterraba: A beterraba ralada pode fazer uma adição saborosa e colorida para salada de repolho, ou tente esta receita para uma deliciosa beterraba torrada e salada de queijo de cabra.

Beterraba mergulhada: A Beterraba misturada com iogurte grego é feita por meio de um mergulho delicioso e saudável.

Suco de beterraba: O suco de beterraba fresco é o melhor, visto que o suco comprado em loja pode ter muitos açúcares adicionados com apenas uma pequena quantidade de beterraba, dê preferência para beterraba fresca com citrinos e gengibre, faz um suco saboroso.

Rissóis de beterraba: Para uma alternativa sem carne para hambúrgueres, experimente esta receita para beterrabas e feijão que são saudáveis e fáceis de fazer.

Folhas de beterraba: folhas de beterraba podem ser cozinhadas e apreciados como espinafre em muitas receitas.

Resumindo

A beterraba fornece benefícios impressionantes para saúde

Fora que, elas são extremamente baixas em calorias com uma grande fonte de nutrientes.

Tais nutrientes incluem fibra, folato e vitamina C.

A beterraba também contém muitos nitratos e pigmentos que ajudam a baixar a pressão arterial e pode melhorar o desempenho do atleta.

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