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8 Maneiras de Evitar o Ganho de Peso na Menopausa

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Menopausa

Além de alterar seus hábitos alimentares para se adaptar a esta nova fase em sua vida, caminhar por meia hora todos os dias vai ajudar você a ficar em forma.

Algumas pessoas pensam que o ganho de peso durante a menopausa é um fato da vida que não pode ser evitado. Eles acreditam que o seu metabolismo vai sofrer algumas alterações, e que vai ser difícil, se não impossível, de controlar.

Quando você está gradualmente fora de seu ciclo menstrual normal, isso significa que seu corpo está produzindo menos estrogênio. Mudanças hormonais são, por sua vez, refletidas em seu corpo e seu humor.

Mas por estar ciente das mudanças que este processo pode causar, você pode tomar algumas ações iniciais para impedi-los, sempre contando com o aconselhamento do seu médico.

A menopausa é uma nova etapa de sua vida, e é possível viver de forma tão completa, saudável e feliz como antes, tomando cuidado de si mesmo. No artigo de hoje, vamos explicar como isso funciona.

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Menopausa

Causas do Ganho de Peso Durante a Menopausa

De acordo com o Instituto Europeu de Medicina da Obesidade, durante a menopausa as mulheres podem aumentar de 5 a 10 quilos o seu peso corporal normal.

Você deve estar perguntando, isso é inevitável? Existe alguma coisa que podemos fazer para parar isso durante esta fase?

Claro que existe. Tomando a ação apropriada pode impedir que isso aconteça com você, ao mesmo tempo, ajudando você a ter uma melhor qualidade de vida global. Mas para entender as mudanças um pouco melhor, vamos primeiro discutir as causas:

Interrupção Endócrina

Durante a menopausa, seu corpo vai parar de produzir estrogênio. Isso significa que você vai notar algumas pequenas mudanças:

Seu metabolismo vai abrandar, e seus adipócitos (gorduras) vão aumentar.

Você vai exigir menos energia para alimentar o seu corpo, e qualquer coisa que você consumir em excesso ou mais do que você precisa será convertido em gordura.

Em muitos casos, as mulheres experimentam mudanças emocionais durante a menopausa. Isso pode causar dificuldade para dormir, ansiedade e até mesmo depressão.

Menopausa pode levar a transtornos alimentares.

Algumas mulheres experimentam uma perda de tônus ​​muscular.

Menopausa irá reduzir gradualmente a sua fibra muscular. Você vai ter mais gordura e menos músculos, você perderá essa força e agilidade que você tinha há alguns anos atrás.

Lidar Com Suas Emoções

Algo que geralmente ocorre em mulheres na menopausa é que eles experimentam algumas das mudanças em uma maneira negativa.

Quando elas olham no espelho podem ver que elas subiram um tamanho ou dois, quando elas comem normalmente, elas se perguntam: Estou cuidando da minha dieta, mas por que de repente eu tenho essa gordura em torno da minha barriga, coxas, ou até mesmo rosto?

É importante estar ciente do que está acontecendo em seu corpo. Só então você pode encontrar melhores maneiras de melhorar sua qualidade de vida.

Às vezes, os desafios emocionais podem levar a necessidade de tomar certos medicamentos, como antidepressivos. A longo prazo, estes também podem causar ganho de peso e alterações físicas. Lembre-se de levar isso em conta.

O Que Você Pode Fazer Para Evitar Ganhar Peso Durante a Menopausa?

1. Uma nova etapa exige novas estratégias

Você pode permanecer bonita e ainda ver em si mesmo uma mulher atraente. A menopausa é o início de uma nova fase em sua vida para ser vivida plenamente, consciente das novas mudanças em seu corpo. Você precisa adotar novas estratégias.

Não hesite em recorrer à ajuda de seus médicos para guiá-la através desta transição, porque às vezes a terapia de reposição hormonal pode ser útil.

Isso é algo que depende do tipo de mulher que você é e seu tipo de corpo.

Uma coisa deve ficar claro, é o fato de que seu corpo agora requer menos calorias. Isso não significa que você tem que comer menos, você simplesmente precisa “comer melhor”.

2. Priorize o consumo de determinados produtos hortícolas

Espinafre
Brócolis
Abóbora
Couve-flor
Berinjela
Alho
Cebola

3. Coma duas porções de fruta por dia

Como sabemos, existem frutas que contem um alto teor de açúcar, o que pode causar ganho de peso, se você consumir muito delas.

Sugerimos que você consuma duas porções de frutas por dia.

Quer saber quais são as suas melhores opções?

Polpas de peras e maçãs.

Laranjas e morangos são excelentes fontes de bioflavonóides que podem ajudar a aliviar os sintomas como ondas de calor.

Romãs

4. Diga “sim” para flocos inteiros de aveia

É altamente recomendado que você coma aveia ou pão integral no café da manhã.

Durante o almoço, você pode combinar esses tipos de pães com suas saladas e legumes, por exemplo.

5. Coma peixe oleoso duas vezes por semana

Peixes como salmão fornecem importantes ácidos graxos ômega-3 e proteínas para ajudar a melhorar a sua saúde cardíaca e equilíbrio geral do seu corpo.

6. A importância das carnes brancas e gorduras saudáveis

É uma boa ideia consumi-los até quatro vezes por semana:

Frango ou peru
Peixes brancos, como pescada, bacalhau e tamboril
Linhaça
Adicione o azeite, abacate cortado em cubos e saladas.

7. Lembre-se de beber de 1,5 a 2 litros de água por dia

É importante que você se lembre de ficar bem hidratado. Para fazer isso, tente sempre levar uma garrafa de água com você.

Também é uma boa ideia beber um copo de vinho tinto por dia.

8. Comece a praticar exercícios

Coloque algumas roupas confortáveis ​​e convide um amigo para ir para uma caminhada, dança, natação, caminhadas ou ciclismo. Fazer cerca de 45 minutos de exercício aeróbico todos os dias é um bom hábito.

Gostou de conhecer as 8 maneiras de evitar o ganho de peso durante a menopausa? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo e compartilhá-lo em suas redes sociais!