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6 Benefícios de Pular Corda Para Saúde

pular corda
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Pular corda não é apenas divertido, é uma maneira eficaz de permanecer em forma e aumentar a capacidade pulmonar e resistência física.

Falar sobre pular corda pode trazer memórias de sua infância. Mas, a verdade é que é um dos mais completos exercícios cardiovasculares que você pode praticar.

Esta atividade fácil pode se parecer com uma brincadeira de uma criança, mas nos mantém em boas condições e aumenta consideravelmente a nossa resistência física. Também é um grande exercício adicional para esportes e rotinas de exercícios.

A melhor parte é que você não precisa de um ginásio em casa. Não há máquinas ou outras ferramentas necessárias para bons resultados. Tudo que você precisa é de uma simples corda e o desejo de se mover e se divertir.

pular corda

Pular corda, um exercício cardiovascular.

Exercícios cardiovasculares são muito importantes para permanecer em forma. Pular corda aumenta sua freqüência cardíaca. Igualmente quando nós andamos, funcionamos, vamos para cima e para baixo em escadas, ou pedalamos em uma bicicleta.

Este tipo de exercício permite que seu corpo use o oxigênio eficientemente. O resultado final é o seu coração, pulmões e sistema circulatório ambos fortalecidos.

Coordenação e movimento

Se você pulava corda quando você era uma criança, você deve se lembrar que este exercício exige coordenação e movimento.

  • Para começar, você deve praticar os movimentos dos braços e dos pés separadamente.
  • Comece com a corda em uma mão e seus dois pés juntos.
  • Mova a corda a uma velocidade constante e pule quando chegar perto de seus pés.

6 Benefícios de Pular Corda Para Saúde

Além de ser simples e econômico, este exercício nos proporciona muitos benefícios. Continue lendo para conhecê-los.

1. Tonifica os músculos

Quando você pula corda, você trabalha todos os músculos em seu corpo. Este treino usa os seus músculos superior, central e inferior do corpo.

Você usa seus bíceps e tríceps para manter a corda em movimento. O movimento constante tonifica e fortalece esses músculos. Ao mesmo tempo, você também utiliza seus músculos abdominais para pular.

Este treino também tonifica as pernas. O movimento coordenado das pernas gera tensão muscular. Esta tensão  tonifica e constrói seu quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas. 

2. Aumenta o fluxo sanguíneo

O movimento que fazemos quando pulamos corda ajuda diretamente nosso sistema circulatório. Seu coração trabalha mais duro para bombear sangue para cada parte de seu corpo. Ele também faz seu sangue circular por todas as suas artérias. Isso reduz o risco de ter um ataque cardíaco.

3. Aumenta a capacidade pulmonar

Quando você pula corda, seus pulmões obtém uma maior quantidade de ar. Isso pode ser útil para alguns problemas respiratórios.

Ao mesmo tempo, aumentamos nossa resistência física. Isso significa que podemos exercer mais tempo sem ficar cansados.

4. Queimar calorias

Pular corda por 30 minutos queima cerca de 400 calorias. Isso inclui gorduras armazenadas em todo o corpo. Se você está tentando perder peso, este exercício é uma grande atividade para alcançar esse objetivo.

5. Livra de toxinas

Quando pulamos corda, nós nos livramos de toxinas que são armazenadas ao redor de nossos corpos. Isso é feito principalmente através do nosso suor. Isso permite nossas células regenerar e operar em plena capacidade.

6. Reduz o estresse e aumenta sua atividade mental

Mesmo que não tenha sido cientificamente testado, alguns dizem que a coordenação que você precisa para pular corda faz novas conexões neurais.

Além disso, pular corda incentiva o nosso corpo a produzir endorfinas. Estes hormônios nos ajudam a relaxar e reduzir o estresse e preocupação.

Isso lhe dá uma mentalidade positiva. Com esta perspectiva, você aumenta a possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida.

Alguns cuidados sobre pular corda

Mesmo que pular corda seja um exercício fácil, você deve ter cuidado. É uma bom tomar precauções para evitar impacto conjunto desnecessário.

Quando você começar, é recomendável que você se aqueça primeiro. Comece com alguns pulos lentos, suaves durante um curto período de tempo. Quando você se aquecer você pode dar pulos mais rápidos durante um longo período de tempo.

Se você não está em forma, é perfeitamente normal se sentir cansado no início. A melhor coisa a fazer é aumentar lentamente a quantidade de tempo que você se mantem pulando. Desta forma, você terá a certeza de continuar melhorando sua resistência.

Outra recomendação é combinar pular corda com um treino de baixa intensidade. Alguns exemplos são exercícios aeróbicos e levantar pesos leves. Isso permite que você pule corda por períodos mais longos de tempo.

Certamente, este exercício é um dos melhores que você pode fazer. Você pode até torná-lo uma parte normal de sua rotina.

Pular corda nos dá excelentes benefícios. Devido a isso, tornou-se um dos exercícios preferidos de amantes e jogadores de esportes.